CD finalizado … e depois? Parte2
Para quem pensa que uma “banda de garagem” pode ser descoberta por um “caça talentos” e que essa mesma figura mitológica vai colocar os sortudos no palco do Rock in Rio num passe de mágica… ESQUEÇA! Se você não for ganhador da Mega-Sena acumulada, vai ter mesmo que somar: talento, força de vontade, organização, boa música e sorte. A seguir, várias dicas para sua Banda não ser “mais uma entre várias no meio de muitas”.
É importante estar atualizado com a linguagem desenvolvida no meio musical e se adaptar para não ficar “pagando mico”. Aprenda a se comunicar e dar solução para os problemas. Preste atenção aos diálogos de técnicos e montadores de palco, converse, seja simpático e lembre-se que antes de começar a balbuciar as primeiras palavras, você teve que ouvir muitos sons estranhos e sem sentido, para depois de um tempo começar a entender os seus significados.
O RELEASE deve ter imagem, ser direto e objetivo. É muito importante ter uma boa diagramação, apresentação e não ter nenhum erro de Português. Fique muito atento à foto para que seja de boa qualidade de luz e definição. Lembre-se que o release é da BANDA e não de cada um dos músicos contando o que já fez na vida, quantas namoradas tiveram… blá blá blá.
O CD DE APRESENTAÇÃO, vulgo Demo, tanto para divulgação na mídia ou agendamento de shows, deve ter layout e qualidade o mais profissional possível. Foi-se o tempo do CD Demo sem capa na caixa e com qualidade de gravação de garagem. Salvo exceções, a lixeira é o destino mais comum para quem se aventura no show business com um material tosco. Seu produto (a música) será muito melhor avaliado com uma arte de capa (e até contra-capa) bonita e que chame atenção, não esquecendo das informações de contato. E, claro, três ou quatro músicas gravadas, mixadas e masterizadas com qualidade profissional.
REGISTRO DE SHOWS – Faça uma pasta extra com fotos de shows, fotos tiradas do fundo do palco mostrando o público, recortes de jornal retratando a banda, anúncio publicitário de shows, enfim…Tudo que for de origem jornalística. Caso não tenha feito nenhum show, pense em arquivar tudo isso desde já. Diagrame, faça fotocópias e guarde bem os originais.
MAPA DE PALCO – Faça um mapa de palco indicando a posição dos instrumentos, microfones, amplificadores e A.C. (Corrente Alternada). O mapa serve para que a equipe de sonorização do local do evento saiba preparar o palco para a banda, por isso monte tudo no panorama de visão de quem esta na platéia olhando para o palco. É importante colocar o nome da banda, nome da turnê, ano e o nome do responsável da banda para que possam ser tiradas dúvidas de última hora.
SAIBA SE VENDER – Vender o próprio show como produto não é tarefa fácil. Faça parceria com uma pessoa especializada em vender shows para que possa negociar os cachês e condições para a realização do evento. Opte por produtoras ou empresários que dependam financeiramente das comissões dos shows, assim você evita curiosos e amadores que só farão sua banda perder tempo. Use e abuse da Internet para divulgação, sempre com um visual e qualidade o mais profissionais possível.
NÃO PAGUE PARA TOCAR – Contabilize um valor mínimo para cobrir os gastos como ensaio no estúdio, transporte, encordoamento, etc. Se a proposta não for de cachê fechado (valor definido), tente ao menos livrar os gastos que você já teve, pedindo um valor mínimo caso não apareça muita gente no dia do show. Cuidado com as propostas de pegar ingressos para vender, geralmente você não vende e ainda tem que cobrir o valor.
CONFIE NO SEU TACO – Sempre rola pressão psicológica de dono de casa de shows ou festival, dizendo que outra banda faria pela metade. Acredite, isso pode acontecer mesmo! Muitos músicos reclamam das condições do palco, OMB, cachês, mas na hora de mostrar união, aceitam qualquer valor e até mesmo se rebaixam, só para tomar o lugar de outras bandas. Não somos focas para fazer shows em troca de bebida ou comida. Acredite que seu trabalho tem valor e não aceite essa pressão.
SEJA PROFISSIONAL
Veja bem, não é preciso ter um orçamento de 1 milhão de dólares para começar a agir corretamente e fazer um bom trabalho. Não pense nas dificuldades, pense nas soluções, brinque, invente, mas tenha sempre bem claro em sua mente qual sua idéia e o motivo.
Acompanhe o primeiro artigo voltado para bandas e artistas de como proceder após seu disco estar gravado.